Administração científica
UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NAS EMPRESAS NA ATUALIDADE.
1. INTRODUÇÃO
As empresas estão sempre em busca de melhorias contínua com padrões de qualidade, mas que podemos contribuir para estas melhoras? Acreditamos que a conclusão desta pesquisa, será de grande importância para compreendermos os conceitos de administração, e nos permitira fazer uma breve análise das necessidades das empresas da atualidade. Mostrar a importância da administração científica nas empresas da atualidade, os desenvolvimentos dos processos e as evoluções da administração nos dias atuais.
Com a administração científica, as empresas puderam adaptar métodos de trabalho nas rotinas, nas execuções das tarefas e buscando o diferencial no mercado. Até os dias atuais os estudos de Taylor, Fayol, Ford e Drucker, são utilizados como exemplos, pois houve grandes evoluções nas indústrias, porém as buscas por novas tecnologias e melhorias contínuas é função dos administradores.
Para que possamos entender as evoluções nos processos administrativos, temos que entender os fundamentos básicos da administração científica.
2. PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
2.1 Frederick W. Taylor
O Engenheiro Americano Frederick Winslow Taylor é considerado o fundador da administração científica que se deu início no século XX. Desenvolveu a administração científica, preocupado em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário, por isso, deu-se ênfase nas tarefas.
O foco principal de Taylor foi eliminar o desperdício, porque as indústrias sofriam muitas perdas naquela época, ele provocou uma revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial. Taylor tinha uma visão de elevar os níveis por meio de aplicações de seus métodos e técnicas de engenharia industrial.
Taylor procurou aplicar a maneira certa de realizar cada operação, maior economia de tempo e movimento, ele tinha uma