PESQUISA SOBRE A INCONFIDÊNCIA MINEIRA E A QUESTÃO TRIBUTÁRIA
EDVALDO RIBEIRO DE CARVALHO
PESQUISA SOBRE A INCONFIDÊNCIA MINEIRA E A QUESTÃO TRIBUTÁRIA:
SUA IMPORTÂNCIA, ATUALMENTE, NA GESTÃO TRIBUTÁRIA ATUAL.
CRUZEIRO – SP
2013
EDVALDO RIBEIRO DE CARVALHO
PESQUISA SOBRE A INCONFIDÊNCIA MINEIRA E A QUESTÃO TRIBUTÁRIA:
SUA IMPORTÂNCIA, ATUALMENTE, NA GESTÃO TRIBUTÁRIA ATUAL.
Trabalho em cumprimento a Dependência do curso de Ciências contábeis da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro, em cumprimento â exigência de Dependência da Disciplina do Professor Dirley Bento Marques.
CRUZEIRO – SP
2013
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
JUSTIFICATIVA ..................................................................................................
REFERENCIAL TEÓRICO
METODOLOGIA
CRONOGRAMA
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho consiste em analisar como a “inconfidência mineira” e a questão tributária que já era imposta na época colonial e também a comparação com a alta carga tributária aplacada nos dias de hoje. A inconfidência mineira é lembrada até os dias de hoje. Tentaremos localizar os através de sites, livros e jornais os trabalhos que repercutiram no enforcamento de Tiradentes.
O trabalho abarca duas temporalidades e contextos históricos distintos, tanto o evento ocorrido no Brasil colônia quanto sua representação no período da Ditadura Militar. O regime miliar manteve-se durante 21 anos no poder. Para legitimar sua posição, era preciso tanto reprimir as forças subversivas quanto se aproximar da população e conseguir apoio. Diversas estratégias foram utilizadas, tanto repressoras, como censura e tortura, quanto ético-morais, como a propaganda. As diretrizes que encaminharam os projetos de propaganda foram consolidadas durante o governo Médici. Uma das formas de aproximação