Administração Científica
Serve para: a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações no sentido de se obter o melhor rendimento possível de seus recursos. métodos principais: Observação e Mensuração
O engenheiro, Frederick Taylor iniciou a Escola da Administração Científica e foi o fundador da Moderna Teoria Geral da Administração (TGA).
Ele desejava eliminar o desperdício sofrido pelas indústrias, aumentar produtividade.
Tirou do funcionário o direito de escolher como trabalhar. baseada no estudo de tempos e movimentos: Reelaborar a tarefa para que os movimentos sejam mais simples e rápidos; Desenvolvimento de padrões mais eficientes de movimento para os trabalhadores, de modo que possam ser mais rápidos;
Desenvolvimento de uma descrição completa de tarefas para ajudar no processo de recrutamento e seleção de novos trabalhadores, orientação e treinamento dos mesmos.
Construiu um modelo de racionalização de atividades:
Padronização, Racionalização do trabalho, linha de montagem com operações planejadas, disposição de máquinas e equipamentos.
Fase da ênfase na estrutura é na qual administrar é planejar e organizar a estrutura, onde o sucesso depende além dos trabalhadores, dos órgãos e cargos estipulados.
Segundo Fayol
Henri Fayol, engenheiro francês inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa. Defende a síntese dos diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional, suas relações e suas funções dentro do todo.
Funções básicas de uma empresa segundo fayol:
Técnicas: produção de bens e serviços
Comerciais: compra e venda de bens e serviços
Financeiras: procura e gerencia de capitais
Segurança: proteção e preservação de patrimônio
Contábeis: inventários, balanços e estatísticas
Administrativas: integra as outras 5 funções, coordenando-as
Para Fayol, administrar é:
Prever: visualizar o futuro e traçar uma ação
Organizar: