OLIVEIRA, ROMUALDO. AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA?
Considerando que nos últimos anos tem-se disseminado no Brasil vários processos de testagem em larga escala, implementados pelo MEC e Secretarias de Educação, identificados como avaliação externa, este texto pretende refletir sobre o potencial de tais medidas na organização, no planejamento e avaliação da unidade escolar. ( objetivos)
Muitas redes de ensino que implementaram esse tipo de testagem respondem que as escolas utilizam os resultados para a melhoria das ações , o que não se vê de forma tão comum.
Para que a testagem em larga escala tenha a sua função realizada é necessário que as escola se apropriem do sentido dessa medida, utilizando assim os resultados em suas práticas cotidianas.
Na rede Municipal de ensino é possível usar os resultados de duas avaliações: A Prova Brasil e a Prova São Paulo.
AVALIAÇÃO E MEDIDA
Como o conceito básico de avaliação é muitas vezes incompreendido, vamos distinguir avaliação e medida. O que temos no Brasil , com essas testagens , são medidas de proficiência em algumas disciplinas. A Avaliação consiste em um processo mais amplo que pode tomar a medida como uma de suas dimensões , mas não se associa à elaboração de juízos de valor sobre a medida e a proposição de ações a partir delas. Fazer algo a partir do reconhecimento de uma realidade, ao transformar medidas em subsídios avaliativos, no aperfeiçoamento da ação pedagógica. Há desconexão entre discurso e prática, pois as iniciativas de testagem em larga escala não tem dado devida atenção para a necessidade de planejar, divulgar informações, esclarecimento às escolas sobre o sentido das medidas realizadas para apropriação dos resultados em suas práticas cotidianas.
A Teoria da Resposta ao Item (TRI) tem escalas elaboradas a partir de ferramentas que são incompreensíveis para os