Psicologia
"... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa"
“Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar”
"Ler não é decifrar, escrever não é copiar"
"Eles aprenderam a usar a internet sozinhos e rapidamente, sem instrução escolar nem paraescolar. Eles conhecem essa tecnologia melhor que os adultos — os alunos sabem mais do que seus mestres. Essa é uma situação de grande potencial educativo, porque o professor pode dizer: "Sobre isso eu não sei nada. Você me ensina?" A possibilidade de uma relação educativa realmente dialógica é fantástica."
"A homogeneidade é um mito que nunca se alcança. Eu posso aplicar uma prova, dizer que vinte estudantes são iguaizinhos e colocá-los todos juntos para trabalhar. Daqui a uma semana eles não serão mais iguais, porque os ritmos de desenvolvimento são muito variados."
Obras de Emilia Ferreiro
*Psicogênese da língua escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1985)
-O livro de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky – fruto da pesquisa obtida no decorrer de dois anos de trabalho experimental com crianças entre quatro e seis anos
– A escrita, como toda representação baseia-se em uma construção mental que cria suas próprias regras. A criança, mesmo muito pequena, tem a habilidade de se colocar problemas, criar hipóteses, testá-las e construir verdadeiros sistemas interpretativos na busca pela compreensão do universo ao seu redor.
- As pesquisas de Emília Ferreiro impactaram de tal forma o conceito de alfabetização que desmontou as teorias e possíveis explicações que os brasileiros levaram décadas para explicar o fracasso na alfabetização inicial. Foram os estudos da autora que permitiram diferenciar alfabetização de ortografização. Hoje se sabe que os erros de ortográfica não estão