Teoria das necessidades humanas básicas - Wanda Horta
ESCOLA DE ENFERMAGEM E FARMÁCIA – ESENFAR
MÉTODOS E PROCESSOS DE INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM – I
ANIE DEMOMAR DALBONI FRANÇA
CINTHIA RAFAELA AMARO GONÇALVES
ISABELLA CHRISTINA DE OLIVEIRA VALENTIM
TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS: WANDA HORTA
MACEIÓ, 2013
1 – O que é a teoria das Necessidades Humanas Básicas (NHB)?
É uma teoria que estabelece as necessidades básicas de um ser humano como pressuposto para descrever, explicar, predizer e controlar os fenômenos no ambiente da saúde de forma a garantir fundamentalmente a qualidade de vida dos indivíduos.
Instrumenta uma compreensão do profissional e do sujeito a ser cuidado para que assim desenvolva um estado de equilíbrio garantido pela enfermagem que proporcione independência ao ser humano ao estimular e promover o auto cuidado. Assim, são considerados como requisitos básicos para um equilíbrio no processo saúde-doença: segurança, alimentação, sono, família, entre outros requisitos condicionantes e determinantes da saúde.
Para elaboração dessa teoria, Wanda Horta fez uso da teoria das necessidades humanas de Maslow, a qual se baseia no princípio sobre motivação humana. Sua teoria explica também a procura da identificação por necessidades básicas que uma pessoa procura satisfazer-se, pois é o ideal que a motivação é provocada por deficiências de uma ou grupos de necessidades.
Embora a teoria de Maslow tenha sido considerada uma melhoria em face das anteriores teorias da personalidade e da motivação, ela tem seus detratores. A principal delas é que é possível uma pessoa estar auto-realizada, e não conseguir, contudo, uma total satisfação de suas necessidades fisiológicas. Maslow ajudou muito a enfermagem. Ele criou uma hierarquia da existência de cinco necessidades que ocorre em ordem crescente:
Wanda de Aguiar Horta fundamenta-se na teoria de Maslow para explicar que a enfermagem é um serviço