wanda horta
.
WANDA HORTA
.
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata-se de um estudo sobre a teorista Wanda Horta, desenvolvido pelas alunas do segundo período, para a disciplina de Teorias da Enfermagem do Curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
Procurou-se estudar a teorista diante da demanda da disciplina estudada, bem como, seu método (teoria) é aplicado também nas ações do curso de enfermagem da UNIVALI.
Sabe-se que desde o surgimento da enfermagem como profissão tem-se procurado cada vez mais fundamentar sua prática, especialmente a partir dos anos 50 quando busca desenvolver um corpo de conhecimentos próprios no sentido de sistematizar e organizar sua prática e seus cuidados, de modo a favorecer uma assistência baseada não somente na dimensão biológica do ser humano, mas essencialmente na compreensão do homem como ser social e ator principal no processo saúde-doença, seja no âmbito hospitalar, seja na saúde coletiva (MONTEIRO, et al., 2007).
Assim, a enfermagem é o cuidado humano que deve ser prestado com qualidade. É muito importante que enfermeiros desenvolvam o pensamento crítico e capacidade de tomar decisões por ser reconhecidamente um agente de transformação das condições de vida, atuando diretamente no processo saúde-doença e no bem estar dos indivíduos, famílias e comunidade. O cuidado de enfermagem deve ser realizado com planejamento e de forma sistematizada, o que pode ocorrer por meio da implementação do processo de enfermagem (PE) (MONTEIRO, et al. 2007)
Há muitas teorias que fundamentam o processo do cuidar. Porém, a mais utilizada é a das necessidades humanas básicas proposta por Horta em 1970, pois diante de sua preocupação em proporcionar meios eficientes para a recuperação do paciente,