Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta:
Baseia-se na teoria de N.H.B, de Maslow . Essa teoria é considerada o ponto alto de seu trabalho e a síntese da todas as suas pesquisas. Duas questões fundamentais permeiam o trabalho de Wanda Horta.
A primeira, a quem serve a enfermagem? Respondida finalmente em sua teoria como uma afirmação: "a enfermagem é um serviço prestado ao ser humano", e a segunda, com que se ocupa a enfermagem? Respondida então que "a enfermagem é parte integrante da equipe de saúde e como tal se ocupa em manter o equilíbrio dinâmico, prevenir desequilíbrios e reverter desequilíbrios em equilíbrio do ser humano".
Wanda Horta em seu conceito de Enfermagem : "Enfermagem é ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, contando para isso com a colaboração de outros grupos profissionais". http://www.ebah.com.br/content/ABAAABjBQAA/teorias-enfermagem1 Teoria da necessidade humana
Segundo Maslow, o indivíduo passa a buscar sempre satisfazer um nível superior ao que se encontra, onde se situa o permanente estado de motivação por esta busca, nunca existindo satisfação completa, pois se assim fosse não existiria mais motivação. Na enfermagem, segundo Horta, busca-se utilizar a denominação de João Mohana:
- Necessidades de nível psicobiológico;
- Necessidades de nível psicossocial;
- Necessidades de nível psicoespiritual.
Horta considera a enfermagem como:
- Um serviço prestado ao ser humano;
- Parte integrante da equipe de saúde.
Assim define estes princípios:
- O ser humano é parte integrante do universo dinâmico, sujeito às leis que o regem no tempo e no espaço;
- O ser humano está em constante interação com o universo, dando e recebendo energia;
- A dinâmica do universo provoca mudanças que o levam ao desequilíbrio no tempo e no espaço.
Como integrante da