Administração cientifica
TRABALHO APRESENTADO À UNIVERSIDADE DE FRANCA, COMO EXIGÊNCIA PARCIAL, PARA CONCLUSÃO DA DISCIPLINA DE: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. ÀREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
INTRODUÇÃO
1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
2 TEORIA CLÁSSICA
3 TEORIA DA BUROCRACIA
4 TEORIA ESTRUTURALISTA
5 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
6 TEORIA COMPORTAMENTAL
7 TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
8 TEORIA DA CONTINGÊNCIA
9 TEORIA DOS SISTEMAS
10 ANÁLISE DAS TEORIAS E SUA APLICAÇÃO NA ATUALIDADE
11 CONCLUSÃO
1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Criada no ano de ( 1856-1915), por Frederick W. Taylor, tem como abordagem básica a ênfase colocada nas tarefas, ou a execução do trabalho operacional, dividida em fases de observação, análises, conclusões e seus males, executados pelos operários em uma fábrica.
2 TEORIA CLÁSSICA
Criada em 1910 pelo francês Henry Fayol, a teoria clássica conhecida também por fayolismo é uma escola de pensamento administrativo. Baseia-se na ênfase da estrutura organizacional pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização ( operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo ( da gerência para a produção). A forma como Fayol encarou a organização da empresa, resultou na teoria clássica, a impostação de abordagem anatômica e estrutural. Vale ressaltar que de maneira paralela aos estudos de Taylor, Fayol,defendia princípios semelhantes da Europa, baseado em sua experiência na alta administração.
3 TEORIA DA BUROCRACIA
Criada pelo sociólogo alemão Max Weber (