Cultura na educação
Naquela época a infância era vista e tida como algo sem importância na vida de uma criança, e esse tempo se transformou hoje em um tempo em que a criança vive intensidades, emoções e conhecimento, conseguindo assim um espaço de muito valor na sociedade atua.
Fazendo uma analogia com o tempo, achei muito interessante quando a infância hoje passa mais rápido, em questão da correria por dinheiro e por produção, onde os pais não tiram tempo para seus filhos, onde o tempo é sem tempo!
A infância está inteiramente ligada a cultura, sociedade, educação e modernidade, por isso nós educadores estamos com a responsabilidade de sermos críticos e racionais mas nunca deixando de lado nossos sentimentos. Isso porque nosso atual momento histórico apresenta uma grande necessidade de pensadores na área de educação, precisamos daqueles que ensine as crianças a conviverem com as diferenças, com a solidariedade, a diversidade, os valores, e tantos outros aspectos, começando tudo isso através da socialização infantil.
Para realizarmos essa socialização infantil, precisaremos de dois ingredientes, o rigor acadêmico e a poesia, junção que surte um resultado positivo, pois torna-se um caminho mais ameno em que nos chama para uma reflexão.
Pois quando lemos pesquisadores-poetas percebemos que eles conseguem o que desejam, conseguindo transmitir as coisas da razão e do coração numa perfeita combinação do rigor acadêmico com a presença do sentir, ou seja, da emoção. Um grande desafio pra nós educadores.
Entrando no módulo um nos deparamos com a afirmação de Ruth Benedit que a cultura serva como uma lente em que nós utilizamos para ver e interpretar o mundo. Muito interessante essa afirmação porque é a pura realidade, podemos perceber que até mesmo nós