cultura educacao
Nesta época de mudança, em que a sociedade se interroga sobre qual o papel da escola, Jerome Bruner apresenta-nos uma notável obra sobre as possibilidades e os limites da educação; aborda também o papel que a sociedade deverá destinar à escola. O de mero veículo de reprodução de conteúdos e de informação, ou o de preparação para lidar com a sociedade cultural que espera o aluno? Da cultura popular à psicologia educacional, passando pela teoria literária e por uma análise do sistema educacional, Jerome Bruner guia-nos num fascinante percurso sobre as concepções de educação, agora entendida numa acepção mais lata, que pretende, com esta obra, demonstrar que só através de uma plena participação na cultura é que a mente se realiza.
Bruner em suas pesquisar tentou comprovar com uma criança reage em diferentes estagio de sua vida e como ela representa o mundo que ela interage. Provou também o papel da linguagem no aprendizado e na interação com o meio cultural. Para ele a representação cognitiva é dividida em três níveis, Representação Enativa, Representação Icônica e Representação Simbólica.
1 :::: - Representação Enativa
Significa a repetição dos movimentos com o objetivo de memorização, os gestos e as ações através do movimento são muito eficazes para recordar acontecimentos, para as crianças a ação é a melhor forma de comunicação, elas preferem mostrar como se faz a dizer como fazer. No aprendizado funciona da mesma maneira para uma criança compreender melhor uma historia, por exemplo, é melhor que lhe mostrem uma dramatização do que lhe contar ou ler essa mesma história, pois seu interesse é com a ação e seu objetivo é estabelecer através do movimento a comunicação com o mundo.
2 :::: Representação Icônica
Neste nível a criança esta em um estagio operacional neste estagio ela já esta na escola e sua capacidade de reprodução de imagens já esta desenvolvida ela pode desenhar sem ter que mostrar antes, ela já consegue demonstrar