cultura e Educação
Educação e Cultura: Chegoua hora de trabalhar com as culturas dentro dos ambientes escolares.
TEMA
Está na hora das culturas fazerem parte do ensino.
INTRODUÇÃO
Hoje, no Brasil, há projetos conduzidos por inúmeras ONGs que são belíssimas e muito importantes no sentido de levar as crianças e jovens alternativas à industria cultural e a grande média de ampliar seu universo , por meio do resgate de tradições culturais que eles ouviram em suas casas ou que eles próprios vivenciaram nos campos das artes plásticas, literatura, comunicação, teatro e música. (18/01/2014 19:06) TEXTO MARIA ALICE SEDUBAL, - educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/dialogo-cultura-escola-499667.shtml.
Há crianças que trazem outras realidades, outras experiências, cada qual com seu modo de agir perante a cultura em que pertence. E nem por isso ela deve ser excluída, pois cada pessoa poderá aprender algo com a cultura de seu colega.
Nos tempos atuais há varias formas em que pode ensinar e ao mesmo tempo aprender. Ensinar e aprender são processos diferentes que envolvem sujeitos também diferentes: um educando e um educador.
Um exemplo é o currículo oculto que é o conjunto de atitudes, valores e comportamento, que são implicitamente ensinados através das relações sociais, dos rituais, das práticas e da configuração espacial e temporal da escola.
RESUMO: O trabalho intitulado "Educação e Cultura" teve como objetivo tentar de certa forma "colocar" na cabeça dos responsáveis das escolas, ou qualquer estabelecimento de ensino, que com a cultura de cada um pode se aprender e ao mesmo tempo ensinar e que chegou a hora da cultura fazer parte do ensino, pois a mesma também é educação. Foi proposta nesta pesquisa uma reflexão em relação ao que pode ser aprendido e ser ensino com as culturas diversificadas. A metodologia utilizada foi---------------------------------------. Os principais resultados obtidos-----------------------------------.Como considerações