Fisica nuclear
O mundo material que é descrito por várias forças como a força de atrito, a força peso, a força elástica, a força eletrostática, entre outras. Esses vários tipos de forças podem ser compreendidos com quatro grandes grupos que são: as forças eletromagnéticas, forças nuclear fraca e forte e a força gravitacional.
A física nuclear que faz o estudo dos núcleos atômicos, as propriedades atômicas, as reações nucleares, as reações que acontecem nos núcleos dos átomos, etc.
As forças da física nuclear se dividem em quatro grupos que são:
- Forças eletromagnéticas
- Força nuclear fraca
- Força nuclear forte
- Força gravitacional
A força eletromagnética que é responsável por propriedades de átomos e moléculas que aparecem juntos em meios líquidos e sólidos, e nas substâncias responsáveis por suas propriedades químicas, o eletromagnetismo que é responsável pelos fenômenos elétricos, é através do eletromagnetismo que se da origem aos imãs, as reações químicas, etc..
A força nuclear fraca que é responsável pela transformação de prótons em nêutrons, essa que é uma transformação espontânea, e a força nuclear forte que é responsável pelas propriedades dos núcleos atômicos, ela mantém unidas as partículas de um núcleo mesmo ele tendo cargas elétricas iguais.
A força gravitacional, como o próprio nome já fala, é responsável por estruturas gigantescas como os sistemas planetários, os sistemas estelares, as galáxias, a atração entre corpos, a queda de objetos, etc. A física nuclear que também é chamada de física de alta energia que tem esse nome pelo fato de utilizar uma grande quantidade de energia pra poder tirar um elétron de um átomo, ou seja, pra extrair um elétron de um átomo.
De modo