Física Nuclear
Tema:
Física Nuclear
Bomba Atómica
Nome: Akil Meade Gulamo
Física Nuclear
Física Nuclear é a parte da física que estuda os constituintes e as interações dos núcleos atômicos. As aplicações mais conhecidas da física nuclear são a geração de energia nuclear e a tecnologia de armas nucleares, mais a investigação tem proporcionado aplicação em muitos campos, incluindo aqueles em medicina nuclear e ressonância magnética, implantação de iões em engenharia de materiais, e datação por radiocarbono em geologia e arqueologia.
Descoberta do Neutrão
Quando Rutherford descobriu que o número de protões em um núcleo suficientes para justificar sua carga não era suficiente para justificar sua massa, imediatamente sugeriu a existência de outras partículas, eletricamente neutras, no núcleo.
Rutherford atribuiu a seu aluno James Chadwick em (1891 – 1974) a tarefa de descobrir essa partícula. Em 1932, Chadwick finalmente conseguiu detectar o neutrão através do seguinte experimento:
Em 1930, descobriu-se que bombardeando Berílio com radiação alfa, era emitida outra radiação extremamente penetrante e sem carga elétrica, semelhante à radiação gama. Posteriormente, foi descoberto que incidindo esse novo tipo de radiação em uma substância rica em hidrogênio (como a parafina), protões eram emitidos.
Em 1932, Chadwick, com seus estudos quantitativos desse e de outros experimentos, concluiu que a radiação emitida pelo Berílio era na verdade um feixe de partículas neutras com massa quase igual à do protão: Chadwick descobriu o neutrão.
Descoberta do Electrão
A história da física nuclear como uma disciplina distinta da física atômica começa com a descoberta da radioatividade por Henri Becquerel em 1896, enquanto investigava fosforescência em