Administracão Rh
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES: É um plano de ação de longo prazo para a produção de produtos e serviços de uma empresa e constitui um mapa daquilo que a função de produção deve fazer se quiser que suas estratégias de negócios sejam realizadas.
PRIORIDADES COMPETITIVAS: custos; entregas; qualidade / padrões; serviços; flexibilidade.
ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES: produzir para estoque; produzir sob encomenda; fábricas especializadas: busca de melhor conjunto de custo, entrega, qualidade e desempenho no atendimento.
CAPACIDADE DE PRODUÇÃO:
Capacidade do projeto (capacidade teórica): aquela que o fornecedor ou fabricante dos equipamentos apresentam para o produto.
Capacidade efetiva (ou real): o que o equipamento apresenta após o desconto de todos os tempos de parada tecnicamente necessários para que o equipamento ou o sistema implantado funcione adequadamente (desconta-se manutenções, para por em marcha ou preparação, aquecimento, limpeza, entre outros).
Volume de produção: é o que se produz de fato
Capacidade: de acordo com a demanda
TIPOS DE LAYOUT:
OPERAÇÕES EM SERVIÇOS/ Características:
Alto contato com o cliente
Participação no processo do cliente
Pericibilidade
Não estocável
Mão-de-obra intensiva
Curtos lead times
Output variável e não padronizável
Intangibilidade
Dificuldade de se medir produtividade
Dificuldade em se medir qualidade
ESTRATÉGIAS DE OPERAÇÕES EM SERVIÇOS:
O padrão de demanda para os serviços não é uniforme: planejar os níveis de produção para que sejam aproximadamente iguais à demanda de clientes.
Os serviços são produzidos e entregues por pessoas
Maior sensibilidade na relação custo X qualidade.
TIPOS DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS:
Quase-manufatura: a produção ocorre de maneira muito similar à da manufatura, ênfase nos custos de produção, tecnologia, qualidade de produto e pronta-entrega. Ex. banco.
Cliente como