Administra O
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
. Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre o desenvolvimento histórico do Brasil entre os anos de 1960 a 1980, com os destaques para os desdobramentos das políticas sociais, aprimoramento do serviço social e a incorporação de novos elementos na profissão, e consequentemente as posturas do serviço social frente às políticas sociais naquele período abordando de forma crítica, o posicionamento brasileiro do período mencionado acima.
2 DESENVOLVIMENTO
A Constituição Federal é um marco essencial do processo de políticas de assistência social porquanto a distingue como política social que, acoplado com as políticas de saúde e de previdência social, forma o sistema de seguridade social brasileiro.Para analisar a Política de Assistência Social é essencial indagar a seu caminho. Entretanto, pensar esta área como política social é uma probabilidade coeva. Mas, existe uma herança de entendimentos, atuações e exercícios de assistência social que necessita ser capturado para exame do movimento de construção dessa política social.
O Serviço Social profissional apresentou suas raízes no conjunto do desenvolvimento capitalista e do adensamento da questão social. Para abranger as posições históricas acopladas ao nascimento dessa profissão no Brasil, necessitamos analisar o conjunto da época em que foi empregada no País, a década de 30 do século passado, considerando-se como linha central do diagnóstico a questão social em seus aspectos econômicos, políticos e sociais.
As manifestações acontecidas na estação de 1930 a 1964 foram distinguidas como populismo e elas reivindicavam a reforma de base e melhores qualidades de vida para o grupo trabalhador do campo e da cidade.
Anteriormente a 1964, com determinados setores sindicais e a esquerda tradicional, o Estado incidiu a interferir na