Administra O
Curso: Engenharia Civil Período: 1º Turno: Manhã
Universitária: Tayná Portilho Marques dos Passos.
RA: 8090885646
Taylorismo
Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial criado pelo engenheiro mecânico e economista norte-americano Frederick Winslow Taylor, no final do século XIX. A principal característica deste sistema é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.
Principais características e objetivos do Taylorismo:
Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma empresa, Especialização do trabalhador, Treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo com as aptidões apresentadas, Análise dos processos produtivos dentro de uma empresa como objetivo de otimização do trabalho, Adoção de métodos para diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores, Implantação de melhorias nas condições e ambientes de trabalho, Uso de métodos padronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade, Criação de sistemas de incentivos e recompensas salariais para motivar os trabalhadores e aumentar a produtividade, Uso de supervisão humana especializada para controlar o processo produtivo, Disciplina na distribuição de atribuições e responsabilidades, Uso apenas de métodos de trabalho que já foram testados e planejados para eliminar o improviso.
A diferença da administração de chiavenato:
Existem pontos de divergências muito marcantes entre a administração científica de Frederick Taylor e a Teoria Clássica de Henri Fayol. Segundo Chiavenato (2003), enquanto Taylor deu ênfase à tarefa, Fayol deu foco à estrutura. Taylor se preocupou com a Organização Racional do Trabalho (ORT), que por meio da análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos, do estudo da fadiga humana, da padronização dos métodos e da especialização do trabalho buscava as condições que permitissem ao operário produzir com o