Montar Controle Financeiro
Tomar decisões sem planejamento e sem controle de questões como capital de giro, preços e margens de lucro podem gerar uma série de dores de cabeça para empresários e empreendedores.
Seja de que tamanho for sua empresa, não resta dúvida que o controle financeiro é uma estratégia imprescindível para um bom gerernciamento empresarial.
Publicamos abaixo algumas dicas valiosas do SEBRAE para organização e controle das finanças da sua empresa.
O que é capital de giro?
O capital de giro de uma empresa é a soma dos recursos financeiros aplicados no caixa, bancos, estoques e valores a receber de clientes. Normalmente, o capital de giro é influenciado pelo volume de vendas, compras, custo das vendas e, principalmente, pelos prazos médios de estocagem, recebimento das vendas a prazo e pagamento de compras. Nossas dicas para prevenir a insuficiência do capital de giro são: Mantenha o controle da inadimplência; Adote uma política de redução de custos e despesas; Reduza os prazos de recebimento e estocagem e dilate os prazos de pagamento; Renegocie dívidas de curto prazo para longo prazo; e, principalmente, Mantenha a empresa lucrativa, pois o lucro é a principal fonte de realimentação do capital de giro.
Autor: José Carlos Cavalcante Sebrae-SP
O que é fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável na gestão financeira de qualquer negócio. Ele é um instrumento de gestão, que orienta o empresário sobre as entradas e saídas de caixa num determinado período de tempo. Sua principal finalidade é planejar antecipadamente os recursos financeiros da empresa. Através do fluxo de caixa, é possível fazer um acompanhamento das entradas e saídas de recursos e avaliar se a empresa trabalha com folga ou aperto financeiro. Para que o fluxo de caixa seja um instrumento financeiro eficaz, é necessário que as entradas e saídas projetadas reflitam