A Administra O
Curso: Administração
23.08.2013
Aluna: Andrea Portella de Souza Mesquita Matr.201301451304
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
1. A Administração publica é orientada para a racionalidade absoluta com rígido controle dos processos e procedimentos para evitar o nepotismo e a corrupção. Comente esta afirmação.
R: Os modelos econômicos que tratam as causas da corrupção destacam que a corrupção como sendo um problema de distorção na estrutura de incentivos que afeta o comportamento das pessoas. Dessa forma, a corrupção não tem origem em uma deficiência educacional ou moral de indivíduos ou burocratas. A deficiência é de instituições que estimulam que o funcionário adote um comportamento corrupto como o nepotismo. Assim, o combate efetivo a corrupção implica numa reforma e fiscalização das instituições públicas.
2.Valendo-se de exemplo de uma padaria familiar identifique as características da burocracia em relação
Organização dos cargos – cada participante tem o seu cargo e suas funções específicas competência e responsabilidade sem ultrapassar os limites, não interferir na competência alheia e nem prejudicar a estrutura organizacional.
Organização de hierarquia – Centralizadora, proprietário cuida das operações financeiras e comerciais e comanda todos os funcionários. Padeiro deve possuir conhecimento técnicos, específicos, assim como todos atendentes devem atender e prestar serviços aos clientes.
3. Faça uma ligação entre o sentido pejorativo da burocracia e seu real significado.
R: A burocracia é empregada de maneira pejorativa quando diz – se sobre os tramites de um processo. O sentido pejorativo da burocracia quando a empresa é mau vista por pensamentos e atividades maus executadas pelos funcionários, ou a quem foi designada a tarefa. O real significado da burocracia é seguir o padrão de organização, para que a empresa funcione corretamente.
4. Existe um modo ideal de sistema burocrático ?Qual?
R: Sim, O exercito, a Igreja por