administarcao
Veremos também a Escrituração Contábil que consiste em registrar nos livros próprios (Diário, Razão, etc) todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial.
No Livro diário são lançados os documentos comprobatórios do dia-a-dia. Já no Livro Razão verifica-se os lançamentos contábeis realizados periodicamente. Utilizando-se de razonetes (depois lançado seus dados no Livro Razão) em T cria-se um Razonete para cada conta do Diário, sendo o lado esquerdo para débito e o lado direito para crédito.
A Apuração do Resultado do Exercício verifica por meio das contas de resultado (Despesas e Receitas) se a empresa apresentou Lucro ou Prejuízo. Dessa forma, para apurar o Resultado do Exercício, o primeiro procedimento é o levantamento de um Balancete de Verificação, composto por todas as contas utilizadas durante o ano, com seus respectivos saldos extraídos do livro Razão.
Balancete de Verificação
De acordo com João Edson da Silva (2008) quando apuramos o saldo de cada conta nom Livro Razão e relacionamos os mesmos com o objetivo de verificar se os totais dos débitos correspodem aos totais dos créditos, e isso chamamos de Balancete de Verificação.
Ao realizarmos a escrituração contábil, utilizamos o mecanismo de débito e crédito. Cada operação é feita através de débitos e créditos de iguais valores (método das partidas dobradas). Neste caso, somando os débitos de todas as contas, teremos um total que será igual a soma dos créditos de todas as contas. Por esse motivo, encontramos nas colunas do Balancete de