Administarção Estratégica
Rede de Supermercados.
Descreva a Rivalidade.
A rivalidade entre os competidores evidencia-se na disputa por posições de preferência, que envolvem preço, propaganda, introdução de novos produtos, aumento de serviços ao consumidor ou melhora destes e principalmente a qualidade dos produtos oferecidos.
Os possíveis entrantes. A força é fraca, média ou forte?
A força de novos entrantes é forte, pois com eles os preços podem ser reduzidos, custos serem inflacionados, diminuindo a lucratividade do mercado como um todo. Porém, esta ameaça depende da presença de barreiras à sua entrada como, por exemplo, sua localização e a reação das empresas já existentes. Se as barreiras impostas forem altas, o novo concorrente deve estar preparado para uma forte retaliação e com isso a ameaça à entrada será considerada baixa.
Qual o poder de barganha dos fornecedores? Justifique.
Forte, pois os fornecedores podem exercer seu poder de barganha sobre o mercado ao ameaçar aumentar os preços ou reduzir a qualidade e quantidade dos produtos a serem comprados. Além disso, a concentração dos fornecedores em relação à concentração de compradores no mercado é alta.
Qual o poder dos Compradores?Justifique.
Os compradores tem grande poder, pois influenciam o mercado ao forçar os preços para baixo, demandar maior qualidade nos produtos e/ou serviços e por isso possuem a capacidade de acirrar a concorrência neste setor.
Os Substitutos constituem uma força fraca, média ou forte? Justifique.
A força dos Substitutos, que neste caso, são os hortifrutes, quitandas e minimercados, é média, já que oferecem em geral os mesmos tipos de produtos em menor escala. Estes substitutos limitam o potencial de retorno da rede porque estabelecem um teto nos preços do mercado. Se estes substitutos conseguirem mostrar para o cliente um ganho na relação custo/benefício quando comparado aos mercados habituais, a ameaça que oferece é ainda maior.
Dada a magnitude do conjunto das cinco