princípios do planejamento estrategico
Gestão Estratégica
A estratégia e mais diretamente o planejamento estratégico entraram definitivamente na agenda das empresas no século XXI. Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, Gestão Estratégica de Empresas (ou Strategic Enterprise Management – SEM) é um termo que se refere às técnicas de gestão, avaliação e ao conjunto de ferramentas respectivas (como software, por exemplo) concebidas para ajudar as empresas na tomada de decisões estratégicas de alto nível.
Planejamento Estratégico
Contextualização e definição
De acordo com Drucker (1977), planejamento estratégico não é uma caixa de mágicas nem um amontoado de técnicas – quantificar não é planejar; Não é previsão ele se faz necessário por não se ter capacidade de prever;
Segundo Kotler (1992), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”.
Independente do autor fica claro que planejamento estratégico é um conjunto de ferramentas que por si só são insuficientes, mas quando é seguido de planejamentos táticos e operacionais, consiste em robusta ferramenta para implementar o pensamento estratégico da organização.
De uma maneira geral, o planejamento estratégico é responsabilidade dos níveis hierárquicos mais elevados da empresa/organização, planejamento tático é desenvolvido pelos níveis intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis e o planejamento operacional é elaborado pelos níveis mais baixos da organização.
Conceitos
1. Intenção Estratégica
A intenção estratégica é o propósito da empresa ou instituição. Está refletida no negócio, missão, visão e valores da empresa ou instituição.
NEGÓCIO:
Aponta a área de atuação a qual a organização pública ou empresa privada quer se dedicar.
MISSÃO:
Declaração da utilidade da instituição para seus clientes, reflete o