Ginastica acrobatica
Esta disciplina requer por parte do ginasta coragem, força, coordenação , flexibilidade e Equilíbrio, além das exigências técnicas de salto. Suas rotinas são executadas com acompanhamento musical e requerem expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a música.
O que se pode identificar em uma apresentação de ginástica acrobática são figuras, lançamentos e diagonais.
PROVAS
Figuras: Movimentos em que um ginasta sustenta o outro formando figuras. Eles tem que permanecer em uma posição fixa por cerca de 4 segundos, ou noutro dos casos, exercícios de dinâmicos
Lançamentos: Um dos ginastas (o volante) é lançado para o alto por outro, um, dois (ou três) ginastas (o base, ou em caso de trio também existirá a intermédia).
As séries (rotinas) são executadas num tablado de 12x12 metros, semelhante ao de modalidade artística.
Os acrobatas em grupo devem executar quatro séries: uma de Equilíbrio, uma Dinâmica, uma Combinada e uma de Agilidade. As séries dinâmicas são mais ativas e com elementos de lançamentos com vôos dos ginastas. As séries de equilíbrio valorizam os exercícios estáticos e de força. Para os níveis de elite, a terceira série é uma combinação das duas anteriores. Todas são executadas coreografadas de acordo com a música, que dão dinâmica.
Categorias
Par misto (Base masculino e top feminino) Par feminino, Par masculino, Trio feminino, Trio masculino, Quarteto masculino.
Níveis 1-Infantis. 2-Iniciados. 3-Juvenis. 4-Juniores. 5-Juniores(elite). 6-Seniores. 7-Seniores(elite).