critico superado na EI
Introdução
Este trabalho tem na sua origem o consenso do grupo de professores que atuam junto ao Projeto "Sou Feliz... Ensino Educação Física" da necessidade de renovação do programa aplicado nas aulas. Após quatro anos de trabalho percebemos que devido a inexperiência e ao anseio de atuarmos com maior qualidade acabamos criando um grupo de objetivos fruto da miscigenação de ideologias muitas vezes contrárias. A busca deste paradigma ideológico, e de objetivos comuns, devemos a um certo amadurecimento, mas, especialmente, às influências recebidas no interior e no exterior da faculdade.
A idéia do Projeto "Sou Feliz... Ensino Educação Física" surgiu de universitários que queriam fazer de suas vidas acadêmicas um processo de transformação da sociedade. Decidiram, então, realizar ações educativas com crianças socialmente desfavorecidas.
A história do projeto e a seleção da linha pedagógica
Assim nasceu o Projeto, partindo de pessoas diferentes que tinham na cabeça a idéia de uma vida melhor para todos, que, desde março de 2001 tem desenvolvido trabalhos na área da Educação Física escolar por estudantes universitários de Educação Física da Cidade do Rio de Janeiro, em especial da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. Objetiva intervir na educação de menores socialmente desfavorecidos na Instituição (INPAR) que os acolhe, através da Educação Física, de modo que a prática da cultura corporal auxilie na formação de cidadãos conscientes, éticos, críticos e principalmente com autonomia, ou seja, ser um projeto de intervenção para mudar a consciência, e assim a realidade dessas crianças. O Instituto Presbiteriano Álvaro Reis (INPAR) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, entidade filantrópica, tem por objetivo o amparo com a promoção gratuita da alimentação e cuidados com a saúde, a orientação e o ensino de crianças e adolescentes