WALTER BENJAMIM A OBRA DE ARTE
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS
BACHARELADO EM HISTÓRIA DA ARTE
Nataliê Silveira
Resenha: BENJAMIN, W. In: A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica. Alemanha.1955. Primeira Versão ( A Ideia do Cinema, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1969)
Walter Benjamin foi um escritor, crítico, filósofo e judeu alemão. Seu ensaio “A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica” foi escrito na década de 30, época em que Adolf Hitler ocupava o posto de Chanceler da Alemanha.
Tendo publicado somente em 1955, Benjamin realiza uma análise das tendências evolutivas da arte dentro do sistema de produção capitalista, e inicia apresentando a visão de Karl Marx em relação à exploração do proletariado juntamente com as condições que levariam à eliminação do mesmo.
A arte sempre foi passível de reprodução manual através da imitação. Entretanto, a questão da sua reprodutibilidade técnica foi uma evolução, introduzindo a xilogravura, antes mesmo do surgimento da reprodução técnica da escrita, reproduzindo pela primeira vez desenhos, e logo depois a litografia, reproduzido em massa imagens da vida cotidiana. Todavia, esse processo atingiu seu clímax com o desenvolvimento da fotografia, fazendo com que as responsabilidades que antes cabiam às mãos, se tornassem responsáveis apenas para os olhos.
“Se o jornal ilustrado estava contido virtualmente na litografia, o cinema falado estava contido virtualmente na fotografia.” (BENJAMIN, Walter. 1936)
Diferente da imagem, as obras cinematográficas possuem um fundamento imediato em sua produção, possibilitando a difusão em massa e tornando-a obrigatória, ao passo que um filme não pode ser consumido da mesma maneira que se consomem quadros.
Apesar deste grande avanço, há uma falha na reprodutibilidade técnica das obras de arte: a falta de Autenticidade. A reprodução não poderia conter o “aqui e o agora” da obra original, uma vez que