Sindrome de bournout
FACULDADES INTEGRADAS DE SORRISO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
ENFERMAGEM E TRABALHO
RESUMO SOBRE MANIFESTAÇÕES DA SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
SORRISO – MT
2014
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
FACULDADES INTEGRADAS DE SORRISO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
ENFERMAGEM E TRABALHO
RESUMO SOBRE MANIFESTAÇÕES DA SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
GILVANA
MONICA LUCIETTO
QUEILA R. GARCIA
VANESSA BEM
Trabalho apresentado à Disciplina de Enfermagem e Trabalho do Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Integradas de Sorriso da Universidade de Cuiabá, sob orientação da Professora Mestre Darley Maria Oliveira.
Sorriso-MT
2014
A fim de conhecer as manifestações da síndrome de burnout, foram pesquisados 24 alunos do curso de enfermagem os quais foram divididos em três categorias: Exaustão emocional, descrença e a baixa eficiência profissional.
A síndrome de burnout caracteriza-se pelo processo de exaustão física, mental e emocional em conseqüência do trabalho intenso sem que haja uma atenção às próprias necessidades do indivíduo fazendo assim com que o estresse seja prolongado.
Pesquisas indicam que o início da síndrome já pode começar a ocorrer durante a fase acadêmica. Apesar de não possuir as mesmas responsabilidades de um profissional formado, há a necessidade de adaptar-se a um novo estilo de vida, pois muitas vezes é nesse período em que vão morar sozinhos, longe de seus familiares e se obrigam a assumir todas as responsabilidades do estudo.
O contato com os pacientes, o medo de contrair infecções além do medo de errar são os principais motivos do estresse. A falta de conhecimento e a escolha de um curso onde a pessoa não possui o perfil, também podem conduzir o estudante a situações de estresse.
O reconhecimento da possível ocorrência da síndrome de burnout em estudantes de enfermagem justifica a realização