Adequação de preço no mercado - marketing
Preço é o montante de dinheiro pago em troca do uso de um benefício proporcionado por um produto e/ou serviço.
Está associado ao processo de tomadas de decisões estratégicas, principalmente porque os resultados financeiros da empresa são parcialmente dependentes do preço praticado no mercado e é um dos compostos mercadológicos que mais sofrem interferência na empresa, até mesmo pela presidência.
É o único elemento do mix de Marketing que produz receita, além de ser um dos compostos mais flexível, podendo ser alterado com rapidez.
OBJETIVOS DE PREÇO
Os objetivos de preço devem estar aliados aos objetivos de marketing. Estes, por sua vez devem estar aliados aos objetivos gerais da empresa. Para determinar os objetivos para estabelecimento do preço, é necessário considerar, além da situação ambiental e interna da empresa, o mercado-alvo visado. Certos produtos são dirigidos a classe A, permitindo estabelecer assim preços mais altos. Já os produtos dirigidos a uma classe mais baixa devem ser mais baixos e adaptados ao poder aquisitivo dos consumidores.
Alguns dos objetivos de preço: * Maximizar a participação de mercado da empresa; * Maximizar a receita da empresa; * Maximizar o lucro da empresa no curto prazo; * Obter a máxima margem de contribuição por unidade vendida; * Retorno de investimento;
DEFINIÇÃO DE PREÇO E PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR
Os consumidores interpretam os preços de acordo com o conhecimento que adquiriram em: experiências de compras anteriores, na comunicação formal (propagandas, visitas de vendas, folhetos, etc...), na comunicação informal (amigos, familiares.) e nos pontos de venda ou recursos online.
Os consumidores chegam as suas perspectivas de preço, através de: * Preços de Referência: Poucos consumidores lembram o preço específico do produto, então ao examinar as opções de compra, os consumidores comparam o preço a um preço de referencia interna (informação de preço da memória) ou uma estrutura de