Administração de carreiras
O desenvolvimento da carreira é importante para todas as pessoas, mesmo encontrando dificuldades para alcançar seus objetivos de carreira.
Se os representantes da ARH querem ter certeza de que contratarão com pessoas competentes e motivadas, devem se preocupar cada vez mais com a harmonia entre as necessidades de carreira dos empregados e as exigências da organização.
Anos atrás, os programas de desenvolvimento de carreira eram projetados para ajudar os empregados a progredirem na vida profissional. O foco da ARH era fornecer as informações e avaliações necessárias para ajudar os empregados a atingirem seus objetivos de carreira. O desenvolvimento de carreira era também para uma organização atrair e manter os empregados mais talentosos. Mas, esses dias quase que desapareceram por completo, engolfados pela dinâmica do ambiente de trabalho hoje em dia. Reestruturação, downsizing, etc. levaram a uma conclusão significativa sobre a administração de carreiras: Você, o indivíduo, é o responsável por sua carreira. Não é uma obrigação da organização!
Não significa que a organização não tenha interesse investido no funcionário, pois quanto mais o empregado é valorizado no mercado, por causa de suas habilidades, mais valor ele agrega à organização.
O QUE É UMA CARREIRA?
O termo CARREIRA tem diversos significados:
No uso popular, pode significar progresso ou estabilidade ao longo do tempo.
Modo de vida, profissão, atividade.
Padrão de experiências relacionadas com o trabalho que se estende pelo curso da vida de uma pessoa.
O sucesso na carreira é definido não apenas objetivamente, em termos de promoção, mas também subjetivamente, em termos de satisfação.
PERSPECTIVA INDIVIDUAL X
PERSPECTIVA ORGANIZACIONAL
Uma questão fundamental no desenvolvimento da carreira é: “Com os interesses de quem estamos preocupados?”
De um ponto de vista organizacional ou de ARH, o desenvolvimento de carreira envolve a determinação