adaptação
Todo o comportamento humano é motivado por funções instintivas, que buscam não só evitar a dor e o sofrimento, mas também impulsiona a pessoa na busca pelo prazer. A estrutura da qual estamos falando é:
a.
HH Hedonismo.
b.
Ego.
c.
Superego.
d.
Id.
e.
Individualismo.
0,2 pontos
PERGUNTA 2
Nossa mente tem uma esfera consciente que nos permite conhecer nossas necessidade, avaliar as formas para obter a satisfação dessas necessidades e agir para alcançar a satisfação dessas necessidade. Essa esfera consciente é conhecida como:
a.
Justiça social
b.
a. Ego
c.
Superego
d.
Id
e.
Reforço Positivo
0,2 pontos
PERGUNTA 3
André tem 14 anos e mostrava-se irrequieto e desatento. Sua professora de matemática dizia que ele parecia estar com “pouca paciência” para as tarefas propostas. O professor de educação física sugeriu que ele iniciasse a prática de judô, disponível na própria escola. Observou-se que após o início dessa prática seu nível de atenção e a capacidade de concentrar-se em tarefas mais minuciosas melhoraram muito. Neste caso, podemos verificar que um instinto foi utilizado de uma forma socialmente aceita, mostrando-se de forma benéfica para o André. Pensando nos mecanismos de defesa, é verdadeiro afirmar que o judô funcionou para André como:
a. Formação Reativa
b. Sublimação
c. Conversão
d. Projeção
e. Regressão
0,2 pontos
PERGUNTA 4
Segundo a Psicanálise, o desenvolvimento humano envolve motivações conscientes e inconscientes da criança. Os conflitos internos atuam não só durante a infância, mas pelo resto do ciclo vital. Observe as afirmações abaixo: I- O grande diferencial da teoria freudiana é afirmar a existência do inconsciente, compreendendo que somente parte da psique está apropriada pelo consciente, sendo que a maior porção é inconsciente.
II- Três níveis foram identificados por Freud com relação