AD escritores da liberdade
Uma jovem e idealista professora chega à uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerânica e o respeito ao próximo. (EUA, 2006) 1ª Questão (2,0)
A partir das tendências pedagógicas estudadas nas aulas que tipo de didáticas (pedagogias) podemos ver na escola do filme ???? Quais personagens utilizam estas didáticas??
2ª Questão (2,0)
Segundo Vasconcellos (1997), “O espaço de reflexão crítica, coletiva e constante sobre a prática (docente) é essencial para um trabalho que se quer transformador.” Tendo em vista as atitudes da professora do filme, podemos considerá-la uma professora reflexiva??? Justifique sua resposta.
3ª Questão (2,0)
Como ou em que momento a professora consegue “ganhar” a atenção e a confiança dos alunos e alunas??? Que metodologias foram usadas para isso????
4ª Questão (2,0)
De acordo com os PCNs, “... a escola é um espaço privilegiado para a promoção da igualdade e eliminação de toda forma de discriminação e racismo...” (PCNs) , sendo assim, qual foi o papel da professora na promoção desta igualdade que a escola deve promover???
5ª Questão (2,0)
Comente algum aspecto do filme que você achou interessante para ajudar em sua formação didática, algum aspecto que seja importante para colaborar com sua ação docente no futuro.