Resumo A arte da Guerra
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
ALUNA
KELEI YUMI FAGUNDES
A ARTE DA GUERRA
CURITIBA
2014
A ARTE DA GUERRA
A arte da guerra é de importância vital para o Estado. É uma questão de vida ou morte, um caminho tanto para a segurança como para a ruína. Assim, em nenhuma circunstância deve ser negligenciada.
E termina:
Dessa maneira, apenas o governante esclarecido e o general criterioso usarão as mais dotadas inteligências do exército para a espionagem, obtendo, dessa forma, grandes resultados.
Acredito realmente que, se nossos chefes militares e políticos dos tempos modernos tivessem estudado esta obra genial, provavelmente as guerras teriam sido evitadas, certamente não teriam se desenrolado daquela forma e milhões de jovens, aniquilados desnecessária e estupidamente por monstros que se autodenominavam generais, teriam vivido suas vidas.
O mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar.
As verdades de Sun Tsu, publicadas aqui, podem, da mesma forma, mostrar o caminho da vitória em todas as espécies de conflitos comerciais comuns, batalhas em salas de diretoria e na luta diária pela sobrevivência, que todos enfrentamos.
Infelizmente, pouco se sabe do autor ou de quando escreveu os 13 capítulos. Alguns o situam mais ou menos em 500 a.C., no Reino Wu, outros em 300 a.C.
Sun Tsu, cujo nome individual era Wu, nasceu no Estado de Ch´i. Sua Arte da Guerra chamou a atenção do Ho Lu, rei de Wu. Ho Lu disse-lhe: ‘’ Li atentamente seus 13 capítulos. Posso submeter sua teoria de dirigir soldados a uma pequena prova?
Sun Tsu respondeu: “Pode”.
“A prova pode ser feita em mulheres?”.
A resposta tornou a ser afirmativa e então trouxeram 180 senhoras do palácio.
Sun tsu deu ordens de comandos para as concubinas, no que elas riram, e disse:
Quando a ordem de comando não é clara, a culpa é do general.
Novamente, ele mandou que fizessem movimentos específicos, ao que