Actividade física como educação para a saúde
Este trabalho tem como intuito dar a conhecer um dos factores associados a um estilo de vida saudável.
A vida é um somatório de adaptações que têm por finalidade resistir às mudanças ambientais, interna e externa, criando equilíbrios e formas fisiológicas ajustadas capazes de reagir os seus momentos.
O organismo humano é um entrelaçado biológico em que os diversos órgãos se completam. Existem estados-limites entre a saúde, o organismo em equilíbrio fisiológico, e o patológico, organismo vivo doente.
Importância
A importância da actividade física para manter a saúde, ou seja para evitar o aparecimento de várias doenças - A isto chama-se prevenção primária.
A importância da actividade física em quem já tem diversos problemas ou doenças para evitar que se agravem ou mesmo para auxiliar à sua recuperação - A isto chama-se prevenção secundária.
Vantagens
Permite um melhor funcionamento de todo o organismo, principalmente dos sistemas circulatório, respiratório e dos músculos esqueléticos. Há alterações ou modificações resultantes do treino da corrida de resistência de longa duração, que surgem durante o repouso: aumento do tamanho das cavidades do coração e manutenção de uma espessura normal das paredes, melhor irrigação do músculo cardíaco, aumento do número de glóbulos vermelhos no sangue, permite-nos suportar esforços mais intensos, aumenta a nossa resistência à doença e dá-nos bem-estar geral e o autocontrolo do esforço e autoconhecimento e percepção do próprio corpo. Melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão, além disso, melhora a postura, o equilíbrio e a mobilidade e fortalece ossos e músculos.
Desvantagens
A prática da actividade física, como educação para a saúde tem desvantagens como tudo na vida, também esta pode ter alguns riscos ou inconvenientes, mas que são largamente compensados pelas suas inúmeras vantagens. E convém referir que, em termos de actividade física para