Reconhecer a diversidade e variedade das actividades fisicas
Introdução
Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.
O objectivo deste trabalho é abordar o Exercício Físico, dando a conhecer os seus fundamentos e objectivos, pois em qualquer idade da vida de um pessoa este tem um papel bastante importante na saúde proporcionando estilos de vida mais saudáveis e bem-estar físico e psicológico.
O que é o Exercício Físico ?
O Exercício Físico pode definir-se como todo o movimento do corpo, com frequência contínua que produz um certo gasto energético. É, além do mais, qualquer actividade física que aumenta ou mantém a capacidade física, podendo ter como objectivo a melhoria da saúde (em caso de problemas ou por simples precaução), o prazer puro (sendo por isso uma actividade recreativa, realizada em momentos de lazer) ou qualquer tipo de treino (para ganhar resistência física).
Com a prática regular, o corpo tende a desenvolver a aptidão física como ganhar força, destreza, agilidade ou competência geral em algum campo de actividade e habilidades motoras ou reabilitação orgânico-funcional em contextos sociais diferentes.
O exercício físico deve ser realizado sob orientação de um profissional ou centro desportivo qualificado, para que se consigam atingir determinados objectivo.
O que é o Desporto ?
O desporto consiste numa actividade física que exige alguns regulamentos e que normalmente “patrocina” a competição entre os participantes (individuais, duplas ou equipas).
Também, para que se possa considerar um desporto como tal, é necessário possuírem-se certas habilidades e capacidades e existirem regras instituídas por uma confederação regente.
Algumas modalidades desportivas, não “respeitam” a tradição do exercício físico porque, por