Educaçao fisica
Índice
Módulo: ACT. FIS/ CONTEXTOS E SAÚDE II 1
Índice 2
Introdução 3
Actividade Física & Saúde 4
Actividade Física 4
Saúde 5
Qualidade de vida 6
A relação Actividade Física e Saúde 7
Dimensão cultural da actividade física 8
A diversidade das actividades físicas 9
A diferença entre educação física e desporto 10
Conclusão 11
Bibliografia 12
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre a actividade física e a saúde e identificar os principais riscos de saúde, como: a fadiga, mal-estar, dores, dificuldades respiratórias e a recuperação difícil.
A actividade física é um bem físico, que é aconselhável a toda a população. A Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda a toda a população andar entre 1 a 2 km por dia; e beber 2 litros de água por dia.
Actividade Física & Saúde
Actividade Física
Uma tendência dominante no campo da Educação Física estabelece uma relação entre a prática da actividade física e a conduta saudável. A fisiologia do exercício nos mostra inúmeros estudos sustentando esta tese. Os principais benefícios à saúde advindos da prática de actividade física referem-se aos aspectos antropométricos, neuromusculares, metabólicos e psicológicos. Os efeitos metabólicos apontados pelos autores são o aumento do volume sistólico; o aumento da potência aeróbica; o aumento da ventilação pulmonar; a melhora do perfil lipídico; a diminuição da pressão arterial; a melhora da sensibilidade à insulina e a diminuição da frequência cardíaca em repouso e no trabalho submáximo. Com relação aos efeitos antropométricos e neuromusculares ocorre, segundo os autores, a diminuição da gordura corporal, o incremento da força e da massa muscular, da densidade óssea e da flexibilidade.
Os psicológicos