Acondicionamento e esterilização de meios de cultura
IntroduçãoNeste experimento laboratorial foram realizados experimentos de acondicionamento e esterilização de meios de cultura, no caso o Caldo BHI(brain heart infusion) que é um meio de cultura utilizado para cultivo de estreptococcos, pneumococos, meningococos, enterobactérias, não fermentadores, leveduras e fungos. De coloração original amarela e límpida , composto basicamente por e que sofre solidificação ao fim do seu preparo.
Na primeira prática foram analisadas técnicas de esterilização assim como a importância do acondicionamento adequado para preservação dos meios de cultura.
Pipetas, Placas de Petri e tubos de ensaio foram usados nessa prática e passaram pelo processo para se tornarem estéreis e serem bem armazenados. Essas vidrarias foram embrulhadas com papel madeira e papel manteiga, o que permitiu sua devida isolação do meio e os tubos de ensaio receberam tampos de algodão e TNT.
Na segunda prática foram preparados meios de cultura sólidos, que foram divididos em 10 tubos de ensaio, familiarizando-se assim com esse tipo de preparo. Foi usado, como dito anteriormente, o Brain Heart Infusion (BHI) Agar que contém nutrientes oriundos da infusão de cérebro-coração, da peptona e da glucose. As peptonas e as infusões são fontes de nitrogénio orgânico, carbono, enxofre, vitaminas e substâncias pequenas. A glucose é a fonte de hidratos de carbono que os microrganismos utilizam por acção fermentadora.
Objetivos Gerais:Prática 1:
Correto acondicionamento das vidrarias do laboratório.
Pratica 2:
Familiarizar-se com técnicas de preparação e esterilização de meios de cultura.
Realizar o armazenamento correto dos meios de