Contagem total de microorganismos aeróbicos mesófilos
A contagem é um que objetiva estimar o número de baterias numa certa amostra.
Preparo do material de laboratório para análises microbiológicas
A preparação dos materiais envolve atividades necessárias para garantir que as vidrarias e os materiais em geral encontrem-se limpos e estéreis e isentos de quaisquer resíduos. Envolvendo atividades de descontaminação, descarte, lavagem, acondicionamento e esterilização.
Descontaminação e Descarte dos resíduos
Todo material preparado para a utilização em análises microbiológicas é altamente contaminado, pois promovem a multiplicação de microorganismos, por isso todas as vidrarias de vem ser descontaminada pra re-utilização.
Esterilização
Todo o material de laboratório (placas, pipetas, tubos de ensaios, frascos etc.) pode ser esterilizado tanto em autoclave quanto em estufa. Na esterilização em estufa, o material deve permanecer a 170 ºC por 2 h e na autoclave a 121 ºC por 30 min.
Na microbiologia a esterilização é muito utilizada, pois no final da esterilização o material encontra-se pronto para ser utilizado.
Todos os equipamentos devem ser embrulhados com papel para ser absorvido o condensamento e haver uma secagem bem rápida.
Na autoclave, é recomendável liberar o vapor imediatamente após o término do tempo de esterilização, para vidraria vazia, através da descarga de vapor. E no caso de conter reagentes, diluentes e meios de cultura, é necessário aguardar que a pressão baixe até zero e só assim descarregar o vapor.
Lavagem
A lavagem de vidrarias e outros utensílios possuem uma etapa fundamental, tendo detergentes e métodos de enxágüe específico.
Os Detergentes devem aniônicos, principalmente os que contem compostos alcalinos.
O enxágüe de utensílios tem que remover resíduos de detergentes por completo. Pois esses resíduos se não tirado por completo pode interferir nos resultados das análises, sua completa remoção exige seis a doze