Microbiologia da carne
TECNOLOGIA SUPERIOR EM ALIMENTOS
3º TERMO
TRABALHO DE TECNOLOGIA DE CARNES
Microrganismos da carne
Objetivos
Parâmetros mais importantes para se determinar a qualidade e a sanidade , e para verificar se especificações microbiológicas estão sendo estão sendo atendidas adequadamente como geralmente as condições higiênicas sanitárias no abate de animais. Bem como comercialização e consumo das carnes em nosso meio e atenção a presença de microrganismos patogênicos, principalmente Salmonella, Shigella, Escherichia coli enteropatógena, Yersinia enterocolitica e Streptococcus em carnes e produtos cárneos, o que constitui um sério risco para a saúde do consumidor, uma vez que estes microrganismos são potenciais causadores de toxinfecções alimentares.
Introdução
Este trabalho tem como finalidade mostrar os microorganismos presentes nas carnes. Em quais processos se da às principais contaminações da carne. De origem animal. As bactérias e fungos presentes nos processos de deterioração das carnes e as doenças que elas causam a saúde publica. Os cuidados que deve se tomar para inibir o crescimento destes patogênicos. Que constitui um serio risco para saúde de seus consumidores.
Etapas críticas e medidas preventivas para contaminação microbiana no abate de bovinos
Entre os perigos que podem ser veiculados pela carne bovina, os microrganismos patogênicos – perigos biológicos – são os de maior importância, merecendo destaque em função dos graves problemas de saúde pública que podem acarretar. Adicionalmente existem também os microrganismos deteriorantes, responsáveis anualmente em todo mundo, por perdas significativas na produção de alimentos. A contaminação da carne por ambos os grupos de microrganismos pode se dar nas diversas etapas dentro da cadeia produtiva, sendo que o abate pode ser considerado a que maior influência tem sobre a carga microbiana final. Neste sentido, os critérios adotados pela inspeção higiênico-sanitária e