Marketing
Marketing pessoal é um conjunto de ações que ajudam uma pessoa a obter maior sucesso em sua vida pessoal, nos relacionamentos e no trabalho. É uma forma de você agregar valor a si mesmo por meio de uma observação sistemática do ambiente onde você atua, das expectativas que as pessoas têm de você, e podemos até chamá-las de "clientes", e da melhor maneira de atender a essas expectativas com um comportamento adequado.
Mundo do Marketing: Em que ele se difere dos demais tipos de marketing?
É mais difícil desenvolver uma estratégia de marketing pessoal do que fazer o mesmo com uma empresa, marca ou produto. Uma estratégia errada de marketing de produto pode ocasionar em prejuízo e na necessidade de substituição ou retirada do produto do mercado. Mas sempre existe a possibilidade da empresa lançar um modelo aprimorado, ou criar uma nova marca, uma nova linha, fazer um "recall" caso não atenda as expectativas ou tenha sido distribuído com defeito.
Com gente não é possível. Uma vez que você tenha queimado o filme no ambiente onde atua, fica difícil relançar o produto, já que o produto é você. Não é como sabão em pó, que você lança com nova fórmula, nova embalagem e tudo fica bem no final. Uma vez que eu tenha estabelecido uma marca pessoal de desonestidade e incompetência, como tentar explicar que estou me relançando com uma nova fórmula?
Marketing interno ou endomarketing
Os termos marketing interno e endomarketing vêm sendo usados, com freqüência, como sinônimos, o que acaba gerando uma confusão conceitual, principalmente por autores nacionais. É importante entender quais são as diferenças entre um e outro e a sua aplicabilidade nas organizações.
Souza e Santos (1992) apresentam uma definição do endomarketing levando em consideração a questão da multidisciplinaridade para que se entenda o conceito. Eles defendem que:
O endomarketing por si só não é capaz de trazer resultados positivos para a empresa. Ele