Resenha introdução à historiografia a história em questão: os grandes debates do século 20.
Introdução à Historiografia
A história em questão: os grandes debates do século 20.
Marie-Paule Caire-Jabinet
Resenha
Daniel Teles de Souza Turma: manhã R.A 0030002483
No século XIX os historiadores têm a necessidade de definir uma metodologia e lançar a história nacional, visando o século XX.
É neste período que surgem os Annales, a grande fama da escola francesa vai além das fronteiras do país, chegando a America (Estados Unidos). A uma concentração nos estudos a respeito da história francesa. No inicio do século, surgem algumas vozes em protesto contra a tradição historiográfica da escola metódica, tendo forte acusação de ser inflexível e de analisar de forma única aos fatos apoiados sobre textos, onde Alaim (1908) coloca em discussão de debate argumento referido que por detrás de um documento existe outro documento que invalide e mina a base do primeiro.
Henri Berr um historiador universitário, era contra a ditadura sociológica. Henri Berr, não concordava com a política universitária da época que julgava prematuramente os dogmas
(doutrina) da história. Ele se revelou um grande revolucionário em sua área de pensamento. A editora Albin Michel lança em 1920, uma grande coleção chamada – L`Évolution de I`humanité - , tendo a iniciativa de Henri Berr; para dar apoio aos autores dessas novas ciências humanas libertaria.
A criação em 1925 do Centro Internacional de Síntese – Fundação para Ciência torna -se de grande importância para o desenvolvimento e formação de um estilo de pesquisa e de alguma forma a ciência das ciências. Berr, abriu caminho para a Escola dos (Annales).
Os Annales é um movimento historiográfico.
Tendo incorporado métodos das ciências sociais a história, esta defesa acontece com o reflexo da grande crise econômica em 1929.
Inúmeros historiadores, libertam-se de seus conhecimentos, recusando as fontes Chauvinistas Positivas ( Chauvi =Fevor excessivo pelo que é