Historia
Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Arquitetura, Cidade, Paisagem e Território: percursos e prospectivas
Eixo temático: Teoria, História e Critica
Simpósio Temático
Panoramas da Arquitetura Brasileira Moderna e Contemporânea
Título
Um Vade-mécum da Arquitetura no Brasil no século 20:
Arquiteturas no Brasil 1900-1990
Hugo Segawa
Arquiteto, Professor Associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Um vade-mécum da Arquitetura no Brasil no século 20:
Arquiteturas no Brasil 1900-1990
Resumo
Arquiteturas no Brasil 1900-1990 é um livro que se enquadra na categoria dos compêndios. Em inglês, seria um textbook ou handbook; em francês, um manuel ou précis; pode ser um enchiridion. Esses termos identificam uma obra cuja natureza é a da informação abrangente de forma concisa, um sumário de um conjunto de conhecimentos complexos – cujo tratamento da matéria merece a desconfiança de scholars. Como uma tentativa de história da arquitetura no Brasil, concluída em 1992, já nasceu intimidada pela condenação das “grandes narrativas” promovida pela crítica pós-moderna em voga nos anos 1980.
Ao completar 18 anos desde sua conclusão, e atualmente em 3ª edição, é tempo para algumas observações sobre o livro. A comunicação apresenta uma retrospectiva de resenhas recolhidas em revistas, páginas web e comunicações científicas, comentando a contribuição do livro na historiografia da arquitetura no Brasil.
Abstract
Arquiteturas no Brasil 1900-1990 is a book that falls in the category of compendiums. It is a textbook or handbook; in French, a manuel or précis; it could be an enchiridion. These terms identify a work that offers a wide range of information in a concise manner, a summary of a whole complex knowledge in a way that scholars look at it with suspicion. As a tentative history of architecture in Brazil, completed in 1992, it was