Problemas economicos
O Problema Econômico decorre diretamente da existência de uma multiplicidade de necessidades (virtualmente ilimitadas), por um lado, e, por outro, da escassez de recursos necessários para satisfazê-las. Daqui decorre o problema econômico base, o qual obriga à escolha e à gestão eficaz dos recursos disponíveis de forma a obter o máximo de benefício, isto é, de forma a satisfazer o melhor possível das necessidades existentes.
O problema econômico é explicado de forma mais simples pela pergunta "Como satisfazemos desejos ilimitados com recursos limitados?" A premissa do modelo do problema econômico é que os desejos humanos são constantes e infinitos devido à demanda em constante mudança (muitas vezes relacionada a mudanças demográficas) da população. No entanto, os recursos para satisfazer os desejos humanos são sempre limitados pela quantidade de recursos naturais ou humanos disponíveis. O problema econômico, e os métodos para resolvê-lo, giram em torno da idéia da escolha em dar prioridades a que desejos serão satisfeitos.
Inflação
Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços. Inflação "zero" não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia, momento em que a renda e, consequentemente, a demanda, estão muito baixas, significando alto desemprego e crise. A palavra inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que é às vezes visto como a causa do aumento de preços.
E x e m p l o: Num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele