O problema econômico
Prof GeorgesKeramidas
Economia é a Ciência Social que estuda como o indivíduo e a Sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção (mão-de-obra, terra, matérias-primas, dentre outros) são limitados.
Por outro lado as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, por força do próprio crescimento populacional e do contínuo desejo de elevação do padrão de vida.
Independentemente do grau de desenvolvimento do país, nenhum deles dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades da coletividade.
Tem-se então um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas limitadas.
O Problema Fundamental da Economia é a impossibilidade de se produzir bens e serviços em quantidades ilimitadas para satisfazer às necessidades humanas permanentemente ampliadas, pois os fatores da produção existem em quantidades limitadas.
Esse fato é conhecido como
Lei da Escassez
PROBLEMA ECONÔMICO 02/08
Em função da escassez de recursos, toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva entre os vários grupos da sociedade.
Essa é a Questão Central do estudo da Economia:
Como alocar recursos produtivos limitados de forma a atender ao máximo às necessidade humanas.
Assim quatro questões fundamentais são levantadas:
O que produzir?
A resposta significa identificar as necessidades e o que irá satisfazê-las. Dessa forma a sociedade deve saber que precisa produzir, por exemplo, alimentos, roupas, casas, estradas, escolas, etc.
Quanto