Recursos humanos
A profissão de recursos humanos envolve o planejamento de RH, o recrutamento, e a seleção de pessoas relacionam-se com o ambiente organizacional devido ao convívio com o mercado de trabalho (oferta e procura) e mercado de recursos humanos (indivíduos aptos para o trabalho). Tais mercados são regulados pela lei da oferta e da procura.
O subsistema de provisão de recursos humanos funciona como a porta de entrada dos talentos que traze a vida, inteligência, motivação, e competências para a organização.
Porém, essa porta de entrada precisa filtrar e deixar entrar apenas os candidatos que realmente tragam recursos e competências desejados pela organização.
A Provisão de Recursos Humanos
O primeiro dos subsistemas é a provisão de RH, que constitui a porta de entrada das pessoas dentro da organização, já que é o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários. Os tópicos principais abordados são: o Planejamento de RH, o Recrutamento e a seleção de pessoas. De acordo com a abordagem sistêmica, a organização utiliza um sistema aberto, pois, ingressam vários tipos de recursos como, por exemplo: Materiais, Financeiros, Humanos, e etc. Também a entrada e saída de produtos, serviços ou informações. O sistema aberto mantém continua e constante interação com o ambiente externo, efetuando trocas como as entradas de recursos e informações ingressam no sistema que produz resultados, saídas, serviços. Esse ambiente é envolvido por restrições e limitações. Essas restrições são muito variadas, indo desde as limitações sobre o preço dos produtos ou serviços, até as restrições sobre o capital, demanda de produtos e serviços. O sistema não opera livremente, mas opera dentro de alguns limites impostos pelo ambiente situado.
O Ambiente Organizacional
Toda organização opera dentro de um ambiente junto com outras organizações, elas concorrem entre si em relação às necessidades de entradas e saídas.