Analise Microbiológica de uma amostra de cachorro quente
Daiane Sandra Grass*
Ederson José Girelli**
Mônica Kondlatsch***
Poliani Farrapos****
Marcia Regina Pelisser*****
RESUMO
Apresentamos testes utilizados para detectar microorganismos em uma amostra de cachorro quente, onde foram realizados alguns testes para determinadas bactérias para averiguar as condições do mesmo, tendo como objetivo comparar os resultados com a tabela do manual de métodos de analise microbiológica de alimentos.
Palavras-chaves: contaminação, alimentos, bromatologia, bactérias.
1 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como objetivo verificar os microorganismos em uma amostra de cachorro quente oriunda de um supermercado da região.
Na amostra foi avaliado a presença de salmonella, Staphylococcus, coliformes fecais e mesofilos aeróbicos. A pesquisa surgiu devido ao grande numero de intoxicação alimentar causada pelos patógenos: salmonela, Staphylococcus, coliformes fecais e mesofilos, essa contaminação ocorre principalmente pela falta de higiene dos manipuladores desses alimentos, utensílios utilizados no preparo do mesmo e a infraestrutura das cozinhas.
Os alimentos de origem animal ou vegetal, frescos ou processados, incluindo a água, podem veicular diversos microrganismos patogênicos causadores de várias perturbações fisiológicas nas pessoas que os consomem. Os alimentos que eventualmente estejam contaminados por microrganismos causadores de doenças, ao serem ingeridos, permitem que os patógenos ou os seus metabólitos, invadam os fluidos ou os tecidos do hospedeiro, causando algumas doenças graves (PINTO, 1996).
2 MÉTODO As analises foram realizadas no laboratório de bromatologia da instituição de ensino Uniasselvi Fameblu, sendo utilizada uma amostra de cachorro quente de um supermercado da região o mesmo continha: pão, salsicha, ervilha, milho, batata palha e tomate. A amostra foi utilizada para os seguintes testes:
2.1