banco de dados
I – Descrição dos Requisitos
Uma assistência técnica para aparelhos eletrônicos oferece serviços para clientes. Esta empresa não se restringe a marcas, ou seja, desde que o produto se encaixe na categoria de eletroeletrônicos, ela pode oferecer seus serviços.
O cliente que deseja o conserto de equipamento(s) precisa ser cadastrado no sistema pelo atendente. Para isso, este último preenche os dados cadastrais do cliente que incluem nome, CPF, data de nascimento, endereço, e-mail e telefone para contato. Depois do cadastro, o atendente gera uma ordem de serviço.
A ordem de serviço (OS) é composta por um identificador (número de OS). Em uma OS podem estar inclusos um ou mais equipamentos, sendo que cada inclusão requer a descrição do problema encontrado no aparelho, o número de série, status sobre a situação do conserto, valor do serviço e as datas de entrada e de entrega do equipamento. Um equipamento é cadastrado no sistema a fim de que seu registro possa ser reaproveitado em demais ordens de serviço posteriores. E é, portanto, caracterizado pelo nome, marca, modelo, e um ID.
Como a OS pode ter vários equipamentos, estes podem ter uma data de entrega diferente, com isso pode-se também ter o pagamento de forma individual, caso o cliente venha busca-lo ou fazer o pagamento total caso busque todos de uma vez.
Os técnicos recebem as ordens de serviço e a partir dos dados informados podem dar início ao conserto. Várias OS podem ser dadas a um técnico, mas cada uma delas diz respeito a somente um deles.
O gerente cadastra e controla as peças do estoque da empresa. Estas são cadastradas pelo ID da peça, nome, marca, modelo, preço, e a quantidade. Na falta de uma peça, o gerente entrará em contato com o fornecedor ou direto com a fábrica.
O gerente é responsável por contatar e cadastrar os fornecedores da empresa, cujos dados cadastrados são o nome, CNPJ e uma descrição. Também cadastra e mantém os dados dos