Leitura e produção de texto
Universidade Anhanguera – UniderpKEILLANNY DE SOUSA CARVALHO RA:431913
LUCAS SALES DA SILVA- RA: 432129
NAIANE PIMENTEL FERNANDES – RA: 409705
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Texto”, sob orientação da professor-tutor a distância .
GRAJAÚ-MA
2013
INTRODUÇÃO
O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que tem português como língua oficial. Ele entrou em vigor em janeiro de 2009.
Veremos que a leitura é a construção de sentidos decorrentes da interação emissor/receptor. Assim, enfatiza-se que a bagagem cultural do leitor é fundamental para uma leitura eficaz e para melhor entendimento do texto, uma vez que ele utiliza seu conhecimento de mundo e se conhecimento de texto para construir uma interpretação sobre o que lê.
É o entendimento do leitor onde ele realiza o trabalho de compreensão e interpretação de texto a partir dos seus objetivos e de seu entendimento sobre o assunto, sobre a linguagem, a concepção de leitura compreende-se onde o texto é fruto do pensamento do autor, sendo ele valorizado como estrutura, o código a ser codificado pelo leitor.
Para entender o significado do texto que se esta lendo, o leitor tem que elaborar uma interpretação, ler e compreender, é através da leitura que ele estará aprendendo.
Concepção da Leitura
As concepções de leitura variam conforme visão do sujeito, de língua, de texto e de sentido. A concepção do “foco do autor” é aquela que em que o texto é resultado da sua da sua representação mental. Cabe ao leitor “captar” os sentidos do que o autor pretende informar, isto é, o leitor tem função passiva porque o sentido do texto esta centrado no autor. A necessidade de cultivar o habito de leitura é muito importante entre crianças e jovem, com o auxilio da escola na formação de leitores competentes.
Koch