Microbiologia
QUI 7004 – Introdução à Microbiologia
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
Relatório apresentado como parte das exigências da disciplina Introdução à Microbiologia pela discente:
Março/2015
INTRODUÇÃO
Microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos, seres vivos de tamanho microscópico que pertencem às classes e reinos diversos e entre os quais estão os protozoários, as algas microscópicas, os vírus, as bactérias e os fungos. Pela dificuldade em classificá-los como plantas ou animais, os microrganismos são às vezes agrupados separadamente como protistas, seres de vida primitiva.
Laboratórios de Microbiologia são, com frequência, ambientes específicos de trabalho ou estudo que podem expor as pessoas próximas a eles ou que neles trabalham, a riscos de doenças infecciosas. Devido a isso, torna-se de fundamental importância ter conhecimentos sobre segurança biológica laboratorial, já que os riscos presentes em um laboratório envolvem a saúde dos alunos, professores e da comunidade, além de interferir também no meio ambiente e na confiabilidade das análises realizadas.
Além da segurança biológica laboratorial, é necessário conhecer todos os materiais e equipamentos que poderão ser utilizados durante as atividades práticas de laboratório, bem como a forma de manuseio e a respectiva função de cada um deles.
Em microbiologia é importante a esterilização de meios, soluções e material de vidro ou metal que se utiliza. Um produto é microbiologicamente estéril quando não contém nenhuma forma de microrganismo vivo. Para tal objetivo podem ser utilizados tanto meios físicos (como calor, radiações ionizantes e filtração), como agentes químicos, (como gás, álcool etílico a 70%, etc.). O calor é um dos agentes físicos mais práticos e eficientes utilizados em técnicas de esterilização e/ou desinfecção. O calor pode ser empregado por meio do controle do tempo e da temperatura, sob duas formas: