acidose metabólica
As causas da acidose metabólica são diversas, intoxicação por aspirina, etileno-glicol (encontrado em anticongelante), ou metanol. Doenças, como insuficiência renal e diabetes. Acúmulo de ácido lático. Ou por perda de bicarbonato devido a uma diarreia.
Os sintomas, como: dor de cabeça, náusea e vômito intolerância a glicose, pressão baixa, apatia e aumento da frequência respiratória, são bases para que haja a realização de exames que confirmam a presença de acidose e determinam seu tipo. Gás no sangue arterial, eletrólitos no soro e PH da urina.
O tratamento de acidose metabólica, geralmente é feito com a administração de bicarbonato na veia, em internamentos hospitalares. Às vezes o uso de oxigênio também é necessário. Em casos mais graves, além do tratamento citado anteriormente é preciso um atendimento com um nefrologista para avaliar se há necessidade de diálise na retirada do ácido no sangue. Porém quando muito severa, a acidose metabólica pode levar a choque ou morte.
A acidose metabólica consta com várias classificações, uma delas é a acidose respiratória. Esse tipo é definido como resultante de uma ventilação pequena dos alvéolos pulmonares, levando uma alta concentração de dióxido de