Acidose metabólica
A Definiçao do que é :
Diminuição da concentração sérica de bicarbonato abaixo de 24 mmol/L (mEq/L) (variação normal: 24 a 28 mmol/L). Geralmente pode estar associada com diminuição do pH sanguíneo (variação normal: 7.35 a 7.45), embora nem sempre.
A acidose metabólica é produzida por quatro mecanismos básicos:
Perda de bicarbonato
Diarréia.
Acidose tubular renal. Acúmulo de íons de Hidrogênio (exógeno ou endógeno)
- Ingestão de ácido.
Ingestão de substância com metabólitos ácidos. Cetoacidose. Acidose láctica. Deficiência na excreção da carga diária de ácido
Insuficiência renal. Diluição do bicarbonato de sodio extracelular.
CAUSAS DE ACIDOSE METABOLICA:
A acidose metabólica pode ser a principal manifestação presente nas intoxicações por etilenoglicol, metanol ou salicilato.
Outros agentes associados com acidose metabólica são:
Ácidos Cloreto de amônio Ibuprofeno Formaldeído Paraldeído Ácido valpróico Agentes que causam acidose láctica .
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS EM GERAL:
Na acidose metabólica leve, as manifestações clínicas são aquelas decorrentes da própria intoxicação.
Nos casos de acidose mais grave (pH < 7.2, bicarbonato < 13 mmol/L), independente da causa de base, podem ser produzidos efeitos diretos cardiovasculares, respiratórios, gastrointestinais e em SNC. A contratilidade do miocárdio é afetada e pode progredir para choque circulatório. A respiração se torna anormal, mais profunda e então mais frequente (respiração de Kussmaul). A depressão de SNC evolui para o coma. Dor abdominal e náusea podem estar presentes. Hipercalemia é uma complicação da acidose, que resulta em potencial risco de vida.
TRATAMENTO
O tratamento é direcionado para a causa de base da acidose metabólica. Certas intoxicações podem requerer terapia com antídotos específicos (ex. piridoxina para isoniazida, etanol