Acidose e alcalose metabolica
Alcalose Metabólica é uma situação em que o sangue é alcalino devido a uma elevada concentração de bicarbonato.
Pode ser causada pela perda de ácido do fluido extracelular pela urina ou fezes, ou perda de conteúdo ácido do suco gástrico devido a vômitos ou transferência de íons H+ para as células, também pela administração excessiva de bicarbonato, como a administração de álcali a pacientes com falência renal ou pela concentração rápida do espaço extracelular por tratamento excessivo com diurético.
Acidose Metabólica
A acidose metabólica é uma acidez excessiva do sangue caracterizada por uma concentração anormalmente baixa de bicarbonato no sangue.
Quando um aumento do ácido ultrapassa o sistema de amortecimento do pH do corpo, o sangue pode acidificar-se. Quando o pH do sangue diminui, a respiração torna-se mais profunda e mais rápida, porque o corpo tenta libertar o sangue do excesso de ácido diminuindo o volume do anidrido carbônico.
Também os rins tentam compensá-lo por meio da excreção de uma maior quantidade de ácido na urina. Contudo, ambos os mecanismos podem ser ultrapassados se o corpo continuar a produzir demasiado ácido, o que conduz a uma acidose grave e finalmente ao coma.
A causa mais comum para a ocorrência de acidose metabólica é a ingestão excessiva de substâncias ácidas e a baixa excessiva de bicarbonato no sangue. Pode também ser causada pela acumulação de ácido lático durante um exercício que exija esforço ou por um choque, ou pela Cetose que pode ocorrer numa crise diabética. Uma causa freqüente é a insuficiência renal que faz com que o excesso de Hidrogênio (H+) não seja eliminado pela urina. A acidose metabólica é reconhecida pelo abaixamento dos níveis de pH e bicarbonato no sangue, que são inferiores aos necessários para a manutenção do equilíbrio